O que é melasma e como tratar?

28 de junho de 2021

Um problema que incomoda muitas pessoas em relação a saúde da pele é a chamada melasma. Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é melasma, quais são as causas, fatores de risco, possíveis tratamentos e muito mais. Confira!

O que é melasma?

Podemos definir o que é melasma, como surgimento de manchas escuras na pele. Elas atingem principalmente em mulheres em idade fértil e normalmente aparecem no rosto, braços ou colo. Homens também podem sofrer com esse problema, mas as chances são menores que em relação às mulheres.

Quais são as causas do melasma?

Ok, agora que você já sabe o que é melasma, é preciso entender de que maneira elas surgem na pele. O fator mais comum para que o problema se manifeste é a intensa exposição ao sol.

Muitas pessoas ficam horas e mais horas sob forte sol sem usar protetor solar, o que é um prato cheio para o melasma se manifestar. Isso ocorre porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, responsáveis pela produção da melanina.

Além disso, outro fator que contribui para o surgimento desse tipo de problema é o uso de anticoncepcionais e outras medicações relacionadas a hormônios ou ainda predisposição genética. Até à gravidez pode ser um fator, devido a brusca alteração hormonal que ocorre nas mulheres.

Como prevenir o melasma?

A melhor maneira de combater o aparecimento do melasma é utilizar o protetor solar. Como mencionado anteriormente, a exposição ao sol é o principal causador desse problema, no entanto, mantendo a pele bem protegida, os riscos diminuem consideravelmente.

É importante ressaltar também, que o problema pode surgir por meio da luz visível, portanto, é fundamental encontrar um protetor que realmente seja eficaz e proteja sua pele durante todos os momentos do dia. Além disso, procure utilizar chapéus, bonés, óculos escuros guarda-sóis e outros itens que reforcem a proteção a pele.

Como tratar o melasma?

Uma das melhores opções atualmente para tratar melasma é a Q SWITCHED, um laser de alta penetração na pele e com grande afinidade pela melanina. Ele atua dentro das células que contêm melanina, “quebrando” o pigmento que dá a coloração escurecida. Por um fenômeno fotoacústico o pigmento consegue ser fragmentado para que possa ser eliminado gradativamente, sem agredir e levar à morte dessas células.

Com isso, o efeito rebote, que piora do quadro após um período de melhora inicial, é evitado. Logo, é considerado um laser muito seguro e eficaz no tratamento do melasma, um grande avanço naqueles casos em que já foram feitos vários tipos de tratamento e a mancha parou de clarear.

No procedimento também é utilizado a cysteamine, um ativo utilizado para o tratamento do melasma, capaz de atuar nas enzimas responsáveis pela formação de melanina. É um poderoso clareador, traz resultados surpreendentes em apenas semanas de uso.

Você também sofre com melasma e deseja resolver esse problema? Entre em contato conosco e agende sua avaliação! http://bit.ly/cliniacontato

Entre em contato com a nossa equipe!

Tire suas dúvidas e marque uma consulta.